domingo, 10 de abril de 2016

 Romanização ao Catolicismo 

O Povo romano, no séc.III a.c. , partiram em direcção à Península Ibérica. E para ocuparem a península, tiveram que enfrentar a resistência dos lusitanos, tribos celtas e celtizadas das terras altas, que viviam em castros e se dedicavam à agricultura e à pastorícia.
--(castros) eram pequenas povoações fortificadas no cimo dos montes, rodeadas de muralhas de pedra solta ou terra, em que as casas tinham a forma redonda ou rectangular e eram cobertas de colmo. Os Lusitanos, comandados por Viriato, infligiram aos Romanos grandes derrotas.
Só foram derrotados. Quando os romanos conseguiram convencer três dos companheiros de Viriato, a assassina-lo.
-- Mais tarde um dissidente romano o (Sertório) Ao refugiar-se na península... organizou militarmente os Peninsulares e levou-os a resistir até, para além da vida de Sertório. Durante quase dois séculos. Assim começou a romanização da Península. Com a introdução progressiva das suas leis, usos e costumes dos Romanos, em substituição, dos que eram próprios daqueles povos. A partir da segunda metade do século V. Os Visigodos começaram a dominar e a instalar-se na maior parte da Península, formando uma Monarquia, com a capital em Toledo.
Mas só no ano 585 a península consegue a unidade, quando os Visigodos conquistam o Reino Suevo, que dominava as Astúrias. A monarquia Visigótica entra em crise no século VIII. E com
as desavenças internas levaram alguns nobres a pedir auxilio aos Árabes, que aproveitaram a oportunidade para invadir a Península Ibérica. 
-- Os Árabes - Eram designados por... Sarracenos, Muçulmanos, Maometanos e Mouros. 
Eram tribos das regiões desertas da Arábia, que viviam dispersas, lutando pela sobrevivência.
Estas tribos vão-se unir através da religião. Adorando Alá, de quem Maomet era o profeta, reuniram os princípios da sua religião num só livro sagrado- O Corão. 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário